Acontecem pela primeira vez, neste ano, as Olimpíadas Esportivas do Sistema Prisional de Minas Gerais. Todos os presídios, penitenciárias e APACs do Estado realizarão jogos internos, de modalidades escolhidas por cada unidade, segundo interesse e aptidão dos detentos. O campeonato vai até 20 de novembro, quando serão indicados os vencedores de cada local.

Solenidade de abertura das Olimpíadas Esportivas do Sistema Prisional.

Como destaca o diretor do Presídio de Sete Lagoas, onde foi realizada a solenidade de abertura da Olimpíada, na última semana, o esporte é muito importante para a rotina do sistema prisional porque proporciona não apenas benefícios físicos, mas também aproxima grupos sociais diversos. “Os jogos promovem uma relação de respeito entre adversários e auxiliam no crescimento pessoal de cada um.”

Provas de tênis de mesa e peteca no pátio de sol.

O detento Gabriel Gonçalves Sobrinho, de 45 anos, também do Presídio de Sete Lagoas, vai participar do campeonato e acredita que esse tipo de projeto é positivo para a vida dos internos. “Só pratiquei esporte quando criança. Essa é uma brincadeira sadia”, diz.

 

Por Dayana Lourdes Silva

Crédito fotos: Dayana Lourdes Silva