A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social, cumpriu diversos mandados de prisão e de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, 15.07, em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. O objetivo da operação foi coibir a ação de criminosos especializados em roubos de veículos e residências, furtos e tráfico de drogas. As ações do FICCO são realizadas em conjunto com as Polícias Federal, Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Marcilene Neves  3

A operação em Divinópolis teve início às 6h da manhã, mobilizando aproximadamente 300 policiais em vários pontos da cidade. No total, 26 pessoas foram presas, sendo 21 em razão de mandado de prisão e o restante em flagrante delito. Também foram apreendidos materiais ilícitos ou em situação ilegal como aparelhos celulares, drogas e um rádio HT. As ocorrências foram encaminhadas para as delegacias das Polícias Civil e Federal da cidade. Não houve nenhum incidente durante as abordagens.

De acordo com o delegado da Polícia Federal Daniel de Souza, a operação resultou de inquérito policial instaurado na Delegacia da PF de Divinópolis, que visava identificar uma quadrilha de assaltantes. Segundo ele, a investigação foi iniciada em janeiro deste ano, com informações obtidas por meio de diligências para apurar a autoria dos responsáveis por arrombamentos em agências bancárias da região, inclusive com uso de explosivos.

Marcilene Neves  6

No decorrer das investigações, os policiais federais conseguiram demonstrar que os envolvidos formaram três núcleos de atuação criminosa, sendo que cada núcleo se dedicava mais a um tipo de crime, embora agissem integrados nas práticas criminosas investigadas, principalmente para emprestar armas utilizadas, assim como guardar material roubado, drogas ou auxiliar na fuga dos autores dos delitos.

O comandante da 7ª Região de Polícia Militar, coronel Laércio dos Reis Gomes, ressaltou a importância da troca de informações entre as instituições para o êxito da operação. “O que se pretendia alcançar, que foi a retirada de circulação de pessoas voltadas à prática de crimes graves e que têm grande impacto na sociedade, obtivemos êxito, tanto em termos numéricos quanto subjetivos”, disse.

Segundo o comandante, para que a cidade não ficasse desguarnecida com o policiamento rotineiro, a PM de Divinópolis contou com o apoio de militares das cidades de Formiga, Itaúna, Bom Despacho, Nova Serrana e Pará De Minas. Um helicóptero também foi usado pela corporação durante a operação. “A união de esforços entre as instituições policiais é muito positiva, tanto para o Estado como para o cidadão”.

Para o chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Ivan José Lopes, em Divinópolis o número de roubos e o tráfico de drogas que fomentam a criminalidade violenta merecem cuidados e a atenção já está sendo dada pela corporação. “Por parte da Polícia Civil, já intensificamos outras ações com relação ao tráfico e ao roubo, principalmente de veículos, e agora estamos juntos nesta operação, dando suporte às ocorrências de pessoas conduzidas e nos cumprimentos dos mandados de prisão”.

Marcilene Neves  7

Praticamente todos os mandados foram cumpridos em Divinópolis. No entanto, outros dois foram cumpridos nas cidades de Bom Despacho e em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Na cidade paulista, por exemplo, foi preso um traficante conhecido em Divinópolis. Segundo a Polícia Federal, esse traficante atuava na cidade, mas vivia em São Paulo por desavença com quadrilhas rivais.

Os conduzidos na operação responderão pelos crimes de roubo, furto, receptação, cárcere privado, associação criminosa, formação de organização criminosa e tráfico de drogas, além de outros crimes que vierem a ser apurados graças ao cumprimento dos mandados de prisão.

FICCO

A FICCO é uma força-tarefa criada pela atual gestão da segurança pública do Estado com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado, por meio de ações de inteligência. A atuação está focada na diminuição do tráfico de drogas e de armas, dos roubos, da receptação de cargas e valores, além da lavagem de dinheiro e ocultação de bens. A Força Integrada já realiza ações pontuais em Belo Horizonte e está sendo expandida para todas as regiões de Minas de Gerais.

Marcilene Neves  1

De acordo com o secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo Melo Teixeira, a integração de todas as forças de segurança pública na FICCO - cada uma atuando dentro da sua atribuição legal - permite uma comunicação mais ágil e uma pronta resposta no combate à criminalidade.

Por Marcilene Neves

Créditos fotos: Marcilene Neves