Desde que fui anunciado como secretário, o ‘Hoje em Dia’ vem apregoando a minha saída, o que denota uma aspiração, algo estranho à apuração de cunho jornalístico, ainda mais por estar a contrapelo dos fatos. O ‘Hoje em Dia’ prossegue na trilha especulativa. Agora, em mensagem com pedido de posicionamento da Secretaria de Estado de Defesa Social com referências a uma suposta insatisfação da Polícia Civil.

Na verdade, a esmagadora maioria dos policiais civis apoia o Governo Fernando Pimentel, consciente do desafio de enfrentar os problemas causados por duas décadas de ausência de políticas públicas adequadas, mas também acompanhando e reconhecendo o compromisso e o trabalho sério e firme do Governo e da Chefia da PCMG.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil têm atuado em sintonia com a Secretaria de Estado de Defesa Social para darmos à população de Minas Gerais a segurança pública há muito reclamada, com pleno direito.

Bernardo Santana de Vasconcellos

Secretário de Estado de Defesa Social

Veja o e-mail do ‘Hoje em Dia’ :

Boa tarde,

Estamos fazendo uma matéria sobre a situação da Polícia Civil e os reflexos de problemas na corporação para a segurança pública como um todo.

De acordo com os sindicatos dos Servidores da Polícia Civil (Sidnpol) e dos Delegados de Polícia (Sindepominas), a situação hoje é de verdadeiro caos. Segundo essas instituições, a Polícia Civil está padecendo de crise de liderança e deficiência de representatividade. O problema está refletindo na corporação, que está cada vez mais sucateada.

Outro motivo que agrava a crise, segundo as instituições, é o fato de a chefia não se manifestar com relação a movimentações feitas em bastidores e também na Assembleia Legislativa, onde tramita um projeto de lei neste sentido, para que a PM seja autorizada a fazer o TCO. Uma decisão de uma juíza de Campo Belo já prevê que os militares façam isso. Também é citado o fato de a PM ter vários representantes dentro da Seds, vários coronéis em cargos estratégicos, e a possibilidade já cogitada nos bastidores da saída do secretário Bernardo Santana, por causa do desgaste dentro da pasta, com transferência prevista para a secretaria de Agricultura. Já se cogita, inclusive, um possível retorno do Rômulo Ferraz para a Seds.

Já fizemos uma demanda para a Polícia Civil sobre o assunto, mas preciso de um posicionamento da Seds sobre as nomeações de coronéis (da ativa e reformados), da crise na Polícia Civil e da possibilidade de saída do secretário Bernardo Santana.

A matéria é para sexta-feira, por isso preciso que a resposta seja encaminhada até amanhã (dia 23/07) às 15h.

Aguardo retorno.

Att,