Encontro regionalA Secretaria de Estado de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, promoverá no próximo dia 13 o Encontro Regional de Políticas sobre Drogas. O evento será realizado no município de Timóteo, das 7h30min às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos (Metasita) da cidade. A previsão é que 102 municípios da macrorregião do Rio Doce participem do ciclo de debates.

O evento tem a finalidade de fortalecer as ações relacionadas à temática sobre drogas, municipalizando as políticas do segmento nos territórios de maneira conjunta. Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda, a proposta é envolver as esferas estadual e municipal, a fim de promover um trabalho em rede.

“Temos como meta contribuir com eficácia na prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas; ativar os conselhos municipais sobre drogas que estiverem inativos; incentivar no processo de criação de conselhos sobre drogas e integrar os conselhos já existentes à Rede Integrada de Conselhos Municipais Anti Drogas (RICOMAD)”, ressaltou Rafael.

Ao todo, serão realizadas doze etapas regionais, abrangendo mais de 400 municípios em todo o Estado. O próximo encontro será realizado em Montes Claros, no dia 27 de agosto. Também debaterão sobre o assunto os municípios de Juiz de Fora, Varginha, Lavras, Belo Horizonte, Itabira, Três Marias, Uberlândia, Teófilo Otoni, Paracatu e Sacramento.

Dinâmica

Durante o encontro serão ministradas palestras com especialistas da temática, dinâmicas em grupos, exposições de trabalhos realizadas pelas instituições, além de apresentações de políticas públicas exitosas dos municípios participantes.

O público alvo será de gestores municipais envolvidos no tema drogas, conselhos municipais, Ministério Público/Judiciário, Defensoria Pública, comunidades terapêuticas, instituições afins e sociedade em geral.

As inscrições para o Encontro Regional na Cidade de Timóteo estão abertas, clique aqui e se inscreva.