Uma operação especial da Lei Seca realizada na noite desta quinta-feira (26.08) em dois pontos de Belo Horizonte marcou uma nova fase das abordagens. A partir de agora, durante as ações integradas da Campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” as abordagens a motoristas serão filmadas por policiais civis.

Foto: Marcilene Neves/SEDS

O novo mecanismo é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) para aumentar a eficácia da fiscalização da mistura álcool e direção. Com isso, mesmo que o condutor se recuse a soprar o bafômetro, por exemplo, poderá ser punido por dirigir sob o efeito de álcool. A filmagem é permitida pela Lei 12.760/12, nova Lei Seca, e pode ser usada como prova.

As blitze foram montadas na Avenida Presidente Carlos Luz, no bairro Caiçara, e no Anel Rodoviário. No total, foram 106 veículos abordados, seis infrações, caracterizadas por teor etílico entre 0,05 e 0,33 mg/l, e um crime, quando o nível de álcool está acima de 0,34 mg/l. Todos os motoristas abordados foram filmados.

“Além de servirem como instrumento de prova nos processos administrativos instaurados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN MG), as filmagens resguardam o trabalho das polícias e também do cidadão”, disse a superintendente de Integração da Seds, Roberta Ignácio Lima.

De acordo com a superintendente, as operações integradas da Sou pela Vida estão sendo intensificadas e novas metodologias de trabalho estão sendo adotadas. “Com a volta das bebidas alcoólicas aos estádios, por exemplo, vamos também intensificar as operações nesses dias”, observou.

As blitze são coordenadas pela Seds, com participação da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Civil, por meio do DETRAN, com o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Municipal de Belo Horizonte, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A utilização de câmeras nas operações Lei Seca do interior de Minas Gerais será acertada em breve pela Seds em conjunto com as polícias.

Foto e texto: Marcilene Neves