Cerca de 100 municípios da Macrorregião do Norte de Minas participam, nesta quinta-feira, 27.08, do Encontro Regional de Políticas sobre Drogas, na cidade de Montes Claros. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod).

Gestores municipais, integrantes dos conselhos antidrogas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das comunidades terapêuticas e de instituições afins reunidos em Montes Claros (Foto: Divulgação Seds)

Os objetivos do encontro são fortalecer os Conselhos Regionais de Políticas sobre Drogas, envolvendo as esferas estadual e municipal; incentivar a criação de novos conselhos sobre drogas, e incorporar os já existentes à Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas (RICOMAD).

O subsecretário de Políticas sobre Drogas da Seds, Rafael Miranda, considera de extrema importância a participação do cidadão e dos profissionais envolvidos na prevenção e tratamento relacionado às drogas. “Todos os encontros regionais das políticas sobre drogas estão inseridos na diretriz do Governo do Estado de ouvir para governar”, ressalta o subsecretário.

A principal atividade do encontro consiste em debates sobre o papel dos Conselhos Municipais Antidrogas (Comad). Estão previstos também orientação às comunidades terapêuticas e esclarecimentos a respeito do financiamento das politicas públicas sobre drogas, dentre outros temas. Participam gestores municipais, integrantes dos conselhos antidrogas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das comunidades terapêuticas e de instituições afins.

Até o primeiro trimestre de 2016 serão realizados encontros regionais de Políticas Sobre Drogas em 12 cidades do interior do Estado, que possui atualmente 134 conselhos ativos. A intenção da Seds é aumentar para 400. Os encontros são instrumentos de participação social nas atividades de planejamento, gestão e controle nas ações de combate do uso de drogas.

Por Bernardo Carneiro