O Grupamento de Operações com Cães (GOC) do Complexo Penitenciário de Juiz de Fora, na Zona da Mata, venceu neste domingo, 17.01, o 1° Encontro de Unidades K9 e Agentes de Segurança Pública da cidade de Casimiro de Abreu, no Estado do Rio de Janeiro. A competição avalia a qualidade e a eficácia de ações de segurança pública com o emprego de cães adestrados. O pastor alemão Thor, conquistou o primeiro lugar em “Técnicas de abordagem e proteção” e o labrador Apolo, alcançou a terceira posição na modalidade “Faro de entorpecentes e armas”.

Sete equipes participaram do encontro, representando o Exército, a Marinha e quatro Guardas Municipais fluminenses. Essa é a segunda vez que o canil do Complexo Penitenciário de Juiz Fora compete em torneios do gênero. Em 2015, em Teresópolis (RJ), a equipe ganhou o 2° lugar em Técnicas de abordagem e proteção. Eles voltarão a participar dessa disputa no próximo mês de maio.

Segundo o diretor-geral da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, Jeferson Soares Macedo, a equipe do canil é essencial na rotina das unidades de Juiz de Fora. Ela tem um caráter preventivo importante, tanto na movimentação de pessoas, como no controle sobre objetos e substâncias ilícitas.

Para o coordenador do canil, José Luiz da Silva Junior, ser reconhecido por outras forças de segurança pública é um fator de estímulo para a equipe de agentes. “O nosso destaque na competição nos rendeu convites para participamos de cursos e seminários, para troca de conhecimentos. O que também contribui para evidenciar o canil do sistema prisional mineiro para todo território nacional”.

A equipe planeja fazer brevemente o primeiro encontro de unidades de K9 da 4 ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que é sediada em Juiz de Fora. Segundo o coordenador José Luiz, seria um bom ‘ensaio’ para a organização de um evento de abrangência nacional em Minas Gerais.

Por Fernanda de Paula

Crédito fotos: Divulgação Ascom