REDSWEB

A primeira turma de agentes socioeducativos e penitenciários treinados para preencher Registros de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência - dentro de unidades mineiras finalizou o treinamento na quinta-feira (27.10). Foram 38 profissionais capacitados, em 64 horas de aulas, por instrutores da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Administração Prisional (Seap), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O preenchimento de Reds por estes profissionais vai resultar em economia, evitando o deslocamento e o empenho de policiais militares para fazer os registros.

Participaram do treinamento presencial, com aulas práticas e teóricas, servidores do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Gameleira, do Centro de Internação Provisória Dom Bosco, ambos de Belo Horizonte, e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funciona na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A previsão é que ainda em novembro estes profissionais já estejam realizando o preenchimento de ocorrências.

Nos próximos meses, serão treinados outros servidores distribuídos pelas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) do Estado, que vão se tornar, assim, multiplicadores do conhecimento de forma a atingir o conjunto das unidades prisionais e socioeducativas. “O curso é um ganho fantástico para o sistema. Esperamos levá-lo finalizar as 18 Risps no próximo ano”, conta a diretora do Núcleo de Ensino Integrado da Subsecretaria de Integração da Sesp, Shirley Ferreira.

RedsWeb2

Vantagens
Além de liberar policiais militares para o policiamento ostensivo, espera-se mais precisão nas informações desses registros primários, já que passam a ser feitos por pessoas que estão no local e conhecem a rotina da unidade prisional.

Leonan Luiz Dias, agente penitenciário, foi um dos profissionais que finalizou o treinamento nesta semana. Para ele a alimentação do Reds pelas unidades socioeducativas e prisionais será “fantástico, porque também vai reduzir o tempo de resolução de ocorrências que acontecem nas unidades”.

Matéria e fotos: Dayana Silva