O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Administração Prisional, dá mais um passo importante para a valorização dos servidores da SEAP, qualificando os Agentes de Segurança Penitenciários com o Treinamento com Arma de Fogo. O TCAF é condição para que os agentes efetivos possam portar arma de fogo e desempenhar suas funções com a eficácia que caracteriza o Sistema Prisional mineiro. 

Na Capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o treinamento vem ocorrendo regularmente na Academia do Sistema Prisional. Para que o TCAF alcance todos os Agentes de Segurança Penitenciários, foi assinado hoje, dia 24 de maio, no Gabinete do Comandante-Geral da Polícia Militar, um Acordo de Cooperação Técnica para que o curso seja realizado em Unidades da PMMG. A Polícia Militar vai disponibilizar policiais para atuarem como professores de armamento e tiro, salas de aulas e estandes de tiro. A SEAP vai viabilizar todo o material necessário à execução do TCAF e convocará os Agentes de Segurança Penitenciários de acordo com a RISP e seguindo um cronograma de atividades coordenado pela Academia do Sistema Prisional.

Para o Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, “todo o esforço da SEAP nas tratativas com a PMMG será recompensado com a presença de homens e mulheres ainda mais preparados para o cumprimento de tão nobre missão, que se traduz em dar efetividade às decisões judiciais no acautelamento de pessoas tendo, como meta, a segurança e a humanização nas Unidades Prisionais”. O Secretário destacou ainda que “para se chegar a este momento, a equipe da SEAP, orientada pelo Chefe de Gabinete e pelos incansáveis integrantes da Academia do Sistema Prisional, empenhou-se com afinco e, agora, é hora de colocar em prática todo o planejamento”.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes, “o Acordo de Cooperação Técnica fortalece ainda mais as relações institucionais entre a PMMG e a SEAP. A Polícia Militar jamais deixaria de atender a uma demanda tão importante para o Sistema Prisional, para o Estado de Minas Gerais e - principalmente - para os Agentes de Segurança Penitenciários. É uma necessidade que diz respeito ao Poder Executivo Estadual e, como instituição de Estado, a PMMG caminhará com a SEAP. Nossos professores de armamento e tiro estão prontos para contribuir na qualificação dos Agentes de Segurança Penitenciários. E nossos quartéis estarão sempre de portas abertas para a Secretaria de Administração Prisional.”. Na ocasião, o Coronel Helbert fez questão de destacar o esforço do Chefe de Gabinete da SEAP. “Os contatos do Major Edmar junto à Polícia Militar deram agilidade na tramitação do Acordo de Cooperação Técnica, culminando com as assinaturas hoje”, comentou o Comandante-Geral.

Fotos: Bernardo Carneiro